Filhos escolhendo a própria carreira. E agora?

Será que estão prontos para fazerem a melhor escolha? Não seria melhor escolher uma carreira de futuro promissor, que garanta estabilidade? Que tal medicina, direito ou engenharia? Essas são preocupações e inseguranças de todos os pais. Mas é preciso cuidado para não projetar esses sentimentos nos filhos, porque quando isso acontece: ou eles cedem à pressão ou se rebelam e a escolha pode acabar sendo impulsiva. O que, num futuro próximo, pode acabar resultando numa infelicidade profissional confortável ou em dinheiro jogado fora.

Para se sentir mais livre na tomada decisão é preciso passar por um processo de autoconhecimento de habilidades, mapear áreas possíveis e ampliar o horizonte na perspectiva de encontrar um caminho que aponte para uma realização profissional. Hoje, mais do que antes, as novas gerações estão muito acostumadas a resultados rápidos, mas por um outro lado, faz-se necessário passar por uma conscientização de que a carreira é um plano de longo prazo. Por isso a imposição pode ser um risco com um preço muito alto a se pagar lá na frente, ao invés disso os pais precisam assumir um papel mais pedagógico: sendo parceiros e estimulando a autonomia dos seus filhos na hora de escolher qual carreira seguir. Esse é o início da consciência da responsabilidade na vida adulta.

Cristiano Saback Coaching Consultoria PAlestrante motivacional

*Cristiano Saback é um entusiasta de pessoas. Atua como consultor de carreira, orientador vocacional e palestrante há mais de 20 anos. Atende clientes que buscam desenvolvimento profissional e motivação para resultados. Formado em comunicação, é também  pós-graduado em psicologia analítica, em psicopedagogia e em potenciais da imagem. Além das suas formações em assessment e  em análise comportamental. Apresenta o programa Carreira & Sucesso na Educadora FM, diretor do Instituto Inteligência Interpessoal e dá palestras e treinamentos para pequenas, médias e grande empresas. Entre seus maiores clientes: Natura, Claro, OAB, Embasa, Sheraton, etc. Como consultor de carreira atende profissionais das mais diversas áreas como: medicina, jornalismo, artistas, exportação, engenharia, políticos, enfermagem, área comercial, gestores, apresentadores(as), advogados, empresários(as), etc. Toda a sua experiência, com empresas e profissionais, cria uma bagagem de informações importantes, que ajudam muito no trabalho de orientação vocacional de jovens num momento de escolha da carreira.

Se você acha que a orientação vocacional pode ajudar seu filho ou sua filha, pode contar comigo! É só enviar um e-mail para contato@cristianosaback.com.br ou preencher o formulário no fim dessa página ou, para ser mais rápido, entrar em contato pelo telefone/whatsapp (71) 98831-3871.

*Considerando o momento de pandemia, todos os atendimentos estão sendo feitos online.