A INDECISÃO DOS JOVENS PARA ESCOLHER A CARREIRA

A cabeça dos adolescentes fica à mil quando estão prestes a escolher qual a carreira seguir. Isso acontece, porque a pressão vem de todos os lados, principalmente da família e da escola. A angústia não é só pela tensão da escolha profissional, mas também pela escolha em qual instituição de nível superior vai estudar. E mesmo que os pais sejam parceiros nessa escolha, os colegas ao redor estão também preocupados de fazerem a escolha certa e com medo fazerem a escolha errada. E isso pode ser contagiante. Diminuir essa tensão, que o(a) pré-universitário(a) sente, é a chave para um escolha profissional mais assertiva.

Para quem já está no mercado de trabalho sabe que a escolha profissional e o direcionamento na carreira é algo muito importante na vida de qualquer pessoa. Você lembra da sensação de marcar as opções do que você iria cursar? Na verdade, a gente pensa num resultado a curto prazo, só depois descobre que a carreira é um planejamento contínuo. Então é claro que esse passo de escolher a primeira faculdade, pode ser determinante para o caminho profissional futuro. Agora imagine um adolescente nos dias de hoje. São tantas as opções, novas profissões que nem existiam na época que fizemos o vestibular. E acredite, a necessidade dessa geração atual, de uma solução a curto prazo, pode acabar gerando uma escolha por impulso.

Pensar numa escolha profissional é projetar o futuro. Mas como fazê-lo se muitos não sabem qual a carreira trará prazer e realização pessoal e profissional? Difícil né? Depois de 20 anos trabalhando com consultoria para profissionais atuantes e orientação vocacional para jovens, percebo que a inquietação é maior que antes, até pela variedade de possíveis áreas de atuação.

Normalmente, quando atendo os adolescentes que estão nessa fase da escolha da carreira, o processo de autoconhecimento e mapeamento de possíveis profissões são o princípio para dar um norte profissional. Existem etapas que parecem tão óbvias para quem já tem mais 35 anos, que muitos desconsideram a falta de conhecimento de quem está nessa fase do pré-vestibular.  Só pra você ter uma ideia existem jovens que marcam licenciatura como opção, mas já sabem que não querem se dedicar à sala de aula. Faz sentido pra você? Pois é, o óbvio precisa ser falado. Nesse caso, explicar a diferença entre um curso com licenciatura e o outro com bacharelado. Vários chegam até mim com essa dúvida. O que é perfeitamente normal.

Muitos chegam ao 2º ou 3º ano do ensino médio mais preocupados em passar no Enem e no vestibular, do que necessariamente escolher a profissão. Então, todo cuidado é pouco nessa fase da vida. Esse é um momento de transição, um rito de passagem. Uma boa parte não tem informação suficiente para fazer essa escolha de forma consciente e distinguir o que é hobby e quais as suas habilidades que podem fazer diferença numa escolha profissional.

Cristiano Saback Coaching Consultoria PAlestrante motivacional

*Cristiano Saback é um entusiasta de pessoas. Atua como consultor de carreira, orientador vocacional e palestrante há mais de 20 anos. Atende clientes que buscam desenvolvimento profissional e motivação para resultados. Formado em comunicação, é também  pós-graduado em psicologia analítica, em psicopedagogia e em potenciais da imagem. Além das suas formações em assessment e  em análise comportamental. Apresenta o programa Carreira & Sucesso na Educadora FM, diretor do Instituto Inteligência Interpessoal e dá palestras e treinamentos para pequenas, médias e grande empresas. Entre seus maiores clientes: Natura, Claro, OAB, Embasa, Sheraton, etc. Como consultor de carreira atende profissionais das mais diversas áreas como: medicina, jornalismo, artistas, engenharia, políticos, enfermagem, área comercial, gestores, apresentadores(as), advogados, empresários(as), etc. Toda a sua experiência, com empresas e profissionais, cria uma bagagem de informações importantes, que ajudam muito no trabalho de orientação vocacional de jovens num momento de escolha da carreira.

Se você acha que a orientação vocacional pode ajudar seu filho ou sua filha, pode contar comigo! É só enviar um e-mail para contato@cristianosaback.com.br ou preencher o formulário no fim dessa página ou, para ser mais rápido, entrar em contato pelo telefone/whatsapp (71) 98831-3871. Orientação vocacional presencial e online (com desconto)

*Considerando o momento de pandemia, todos os atendimentos estão sendo feitos online.